segunda-feira, 24 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM  - MEU PRIMEIRO BEIJO
PÚBLICO-ALVO:  9º ANO A
DURAÇÃO: 6 a 8 aulas.
I-                  Aquecendo a leitura.
Finalidade da leitura: fruição e ativação das estratégias de leitura.
1-                 Em grupos, solicitar que os alunos façam uma pesquisa com roteiro:
a)Autor: Antônio Barreto.
- Obra: Balada do primeiro amor.
b) apresentação dos grupos com intervenção do professor, complementando a fala dos alunos e direcionando para o gênero.
      2- Levantamento de conhecimentos prévios.- Mostrar imagem da obra.

- Mostrar imagem do autor.
- Explorar o título;
- Destacar o capítulo a ser lido (informar o conteúdo do livro);
- Apresentar o título do capítulo;
- Explorar a palavra “beijo”;
- Mostrar a tela “O beijo” (Pintura acrílica sobre tela. Título:O beijo - Dimensão: 20 x 30 cm. -Autor:HRubiales (sem moldura))
- Expectativas de leitura;
3- Checagem de hipóteses
- Leitura do texto “Meu primeiro beijo”, de Antônio Barreto e inferências.
- Leitura compartilhada.
- Divisão da sala em agrupamentos produtivos para pesquisa de vocábulos, não inferidos pelo contexto, no dicionário.
4- Trabalhando os elementos da narrativa
- O quê aconteceu? Onde? Quando?
- Estrutura da narrativa: enredo.
5- Saboreando a leitura
- O personagem descreve um turbilhão de sensações a partir de sua experiência com o primeiro beijo. Você também já as vivenciou?
-Por que o rapaz é chamado de “cultura inútil”?
- Para a protagonista, como foi sua experiência em relação ao seu primeiro beijo? Em que parágrafo podemos constatar isso?
II- Entrelaçando a leitura
6- Percepção das relações de intertextualidade.
Intertextualidade
- texto “O primeiro beijo”, de Machado de Assis.
- música: “Primeiro beijo”, de João Victor e Raphael.
Apreciação de valores éticos e/ou políticos.
-Na sua opinião há situações e/ou locais em que o beijo é inadequado? Comente.



Referências







BARRETO, Antônio. “Meu primeiro beijo”. In: Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-136.

 DOLZ, J. M.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e Progressão em expressão oral e escrita – Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. M. et al. Gêneros orais e escritos na escola. 2. Ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p. 35-60. Tradução e organização de R. H. R. Rojo e G. S. Cordeiro.

 ROJO, R. H. R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Texto de divulgação científica elaborado para o Programa Ensino Médio em Rede, Rede do Saber/CENP_SEE-SP e para o Programa Ler e Escrever - Desafio de Todos, CENPEC/SME-SP. SP: SEE-SP e SME-SP, 2004. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário